Apresentadora do Bom Dia Brasil toca piano e diz que aceitaria fazer concerto

Brad Pitt constrói mais de 100 casas para pessoas carentes
12 de janeiro de 2019
Vagas para Programadores JAVA e PHP
13 de janeiro de 2019

 

 

 

Ana Paula Araújo fala de sua paixão pelo piano e relembra primeira profissão

 

Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)

 

Apresentadora do ‘Bom Dia Brasil’, que se dedica à música desde os 6 anos, recorda da época como professora: ‘Primeiro dinheiro que comecei a ganhar’.

 

Aprenda Piano e Teclado em Casa.
Com os Melhores Professores – “O Poder das Teclas”

Aprenda a Tocar Piano e Teclado – COMPRE AGORA!

 

Por trás da paixão de Ana Paula Araújo pelo jornalismo – só na Globo são 20 anos exercendo a profissão – existe outra, ainda mais antiga: o piano. Formada pelo Conservatório de Música de Juiz de Fora (MG), a apresentadora, que já tocou com o maestro João Carlos Martins, contou que veio da música sua primeira renda: ela foi professora de piano na adolescência.

“Comecei com 6 anos. Minha mãe tocava piano, mas precisou parar e chegou a vendê-lo. Ela queria muito que eu começasse a estudar e, assim, aconteceu”, diz Ana, que se formou com habilitação no piano aos 17 anos.

Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Ana é formada pelo Conservatório de Música de
Juiz de Fora (Foto: Anderson Barros / EGO)

Foi como professora de piano que Ana ingressou no mercado de trabalho. “Foi minha primeira profissão. Comecei dando aula com 14 anos. Cheguei a trabalhar em uma escola e dava aula nas casas dos alunos também. Depois que ganhei o primeiro piano do meu pai, aos 15, comecei a dar aulas na minha casa. Foi o primeiro dinheiro que ganhei.”

O Poder de Cura do Piano

 

Pausa na música

Mas a ida de Ana Paula Araújo para o Rio, onde cursou Jornalismo, fez com que ela se afastasse da música. “No começo, eu nem tinha onde colocar o piano. Primeiro morei na casa de uma tia. Depois, em um quarto e, enfim, um apartamento pequeno. Eu nem tinha tempo também de estudar, mesmo após eu ter conseguido trazer o piano para cá”, afirma ela, que juntamente com a equipe da Globo, ganhou um Emmy Internacional com a cobertura da ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio.

De volta aos teclados
O reencontro entre a jornalista,de 44 anos, e a música veio anos depois, após ela ter sido convidada para ser apresentadora de um concerto do Projeto Aquarius, no Alemão, em 2011. “Depois do evento, comentei com o maestro que eu tinha estudado piano a vida toda e que aquele era reencontro meu com a música clássica. Aí ele disse: ‘Então se prepara porque no ano que vem você vai tocar com a gente'”, relembra. Dito e feito! Em 2012, Ana Paula tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira para mais de 10 mil pessoas e, com isso, outros convites foram surgindo. Em 2014, se apresentou com o maestro João Carlos Martins, um dos maiores pianistas do mundo, em São Paulo, e também com a Orquestra Maré do Amanhã, no Rio.

Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Após longa pausa, apresentadora voltou a tocar
em 2012 (Foto: Anderson Barros / EGO)

“Sempre é bacana você ter uma outra paixão na vida. Por mais que a música não seja minha profissão, é uma coisa que eu gosto muito, que eu estudei anos e que eu me dedico”, afirma. No entanto, ela pondera e se diverte: “Não tenho muita vocação. Eu estudo muito e consigo tocar, mas não tenho aquele talento, aquela facilidade para música. Se eu fosse viver de música, não ia fazer muito sucesso, não”, brinca.

Nervosismo e desafios
Acostumada a acordar às 5h para entrar de segunda a sexta-feira ao vivo no “Bom Dia Brasil”, a apresentadora afirma que é a música que lhe dá o famoso frio na barriga. “Nunca tive frio na barriga ao entrar ao vivo. Na música, eu tenho muito nervosismo, até por ser uma coisa que não tenho muito domínio. Para mim é sempre um desafio”, diz.

Para mim é sempre um desafio”
Ana Paula Araújo sobre tocar piano

Desafios como o de tocar Chopin, que a faz lembrar uma história da época da adolescência e que traduz sua vontade em aprender. “Eu queria muito tocar Chopin, mas minha professora falava que eu não tinha menor condição. Ela dizia que eu até tinha técnica, mas falava: ‘Só vai conseguir tocar mesmo depois que você amadurecer, se apaixonar, viver mais, você não tem história de vida para saber tocar Chopin’. Eu ficava revoltada, mas entendia. E depois que o tempo passou, eu entendi de verdade. Tem tempo para tudo na vida e hoje eu posso falar: ‘Eu toco Chopin'”, comemora.

Agradecimento: Villa Riso

Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Ana Paula Araújo posa para o EGO tocando piano e revela: Para mim é sempre um desafio (Foto: Anderson Barros / EGO)
Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Apresentadora do Bom Dia Brasil, que comemorou 20 anos de TV Globo, começou a tocar piano aos 6, após pedido da mãe (Foto: Anderson Barros / EGO)
Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Sua primeira profissão foi como professora de piano, quando tinha apenas 14 anos (Foto: Anderson Barros / EGO)

Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Nunca tive frio na barriga em entrar ao vivo, declara Ana Paula, que apresenta o Bom Dia Brasil desde 2013  (Foto: Anderson Barros / EGO)

Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Ana Paula Araújo posa para o EGO no Rio de Janeiro (Foto: Anderson Barros / EGO)
Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)Sempre é bacana ter outra paixão na vida, diz Ana Paula Araújo (Foto: Anderson Barros / EGO)

 

Deixe uma resposta

Login