Conheça a Bolsa de Estudos Marielle Franco de Universidade Americana
19 de novembro de 2018
C&A abre 5.000 Vagas de Emprego
5 de dezembro de 2018

 

 

 

Pós-Graduação Gratuita: Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

Quem é graduado em curso superior, ou seja, que detém algum diploma de graduação emitido por alguma instituição reconhecida pelo MEC pode fazer uma Pós Graduação.

Há dois tipos de de pós-graduação:

  • lato sensu: São cursos voltados para especialização e atualização profissional. Hoje muitos são chamados de MBA, mas não são considerados um nível de mestrado, como ocorre nos EUA.
  • stricto sensu: É o mestrado e o doutorado, voltado para formar cientistas e professores universitários. O maior objetivo é o desenvolvimento científico e avanço de pesquisas.

Existem várias maneiras de alcançar o sonho de realizar uma pós graduação gratuita e a seguir vamos enumerar como você pode conseguir a pós graduação grátis:

  • CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): É a fomentadora governamental da pós graduação gratuita stricto sensu. Esse é um caminho para trilhar se o seu negócio é desenvolver conhecimento científico desenvolvendo pesquisa. Para mais informações veja aqui.
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): É um órgão do governo que tem o propósito fomentar o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Os valores das bolsas para realizar pós graduação grátis são similares ao da CAPES. Mais informações aqui.
  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos): Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação empresarial. Também fornece financiamento para instituições e estudantes em várias modalidades diferentes permitindo a pós graduação gratuita. Mais informações aqui.
  • Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): É uma instituição com objetivos muito similares às anteriormente apresentadas acima e permite também pós graduação grátis de várias maneiras, mas apenas no estado de São Paulo. Para saber mais veja aqui.
  • Mais Estudo: É uma empresa que dá bolsas de estudo parciais (não tem como fazer pós graduação grátis aqui) permitindo uma pós graduação com bolsa parcial. Através de parcerias com instituições de ensino particulares a Mais Estudo preenche vagas ociosas nos bancos universitários aumentando a receita da instituição e reduzindo o custo para o aluno. Site aqui.
  • Bancos: Praticamente todos os bancos possuem programas de financiamento estudantil. Eles financiam parte da sua parcela e você paga anos depois de formado, com juros.

A modalidade de ensino EAD (Educação a Distância) tem se tornado muito requisitada nos últimos tempos. A facilidade de poder realizar uma pós-graduação online sem a necessidade de se deslocar, é uma das maiores vantagens que está atraindo muita gente.

A pós-graduação é essencial para o profissional já graduado em alguma área de atuação. É importante para aumentar os conhecimentos e para aprofundar mais na área escolhida.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Escolher a modalidade online para estudar é primordial para quem não possui tempo suficiente para se deslocar até uma Instituição de Ensino. Porém, é necessário ter em mente que as Instituições e cursos oferecidos devem ser reconhecidos pelo MEC.

Desta maneira, resolvemos listar aqui algumas bolsas de estudos para pós-graduação online grátis e também algumas dicas importantes para você. Confira!

Como conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação?

pos-ead

Conseguir uma bolsa de estudos de pós-graduação é, na maioria das vezes, a única solução para quem não possui investimento suficiente para estudar em uma Instituição de Ensino renomada.

Geralmente várias faculdades públicas são responsáveis por conceder bolsas de estudo para pós-graduação online grátis. A seleção de candidatos é bem rigorosa, havendo a necessidade de apresentação de vários tipos de documentação, avaliações presenciais e testes online.

Há, portanto, várias modalidades de bolsas de estudo. De acordo com suas necessidades financeiras, você pode solicitar bolsas de estudos parciais ou integrais. Por meio de programas ativos do Governo, é também possível conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação online grátis.

Confira a seguir, uma lista de Instituições e Programas do Governo que oferecem bolsas de estudos. Analise bem as opções e escolha com cuidado.

10 Bolsas de estudos de pós-graduação online grátis

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar aqui que existem 2 tipos de cursos de pós-graduação online grátis:

A modalidade Lato Sensu – Nada mais é do que um curso profissionalizante com intuito de aprimorar os conhecimentos. Geralmente são conhecidos como MBA e não são obrigatoriamente autorizados pelo MEC.

A modalidade Stricto Sensu – Os cursos que são denominados Stricto Sensu são conhecidos como Mestrado ou Doutorado. Estes tipos de cursos precisam ser obrigatoriamente reconhecidos e autorizados pelo MEC.

Portanto, antes de escolher o seu curso de pós-graduação, vale a pena se atentar a estes aspectos.

1 – Bolsas de estudos CNPQ

O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), possui como principal objetivo, fomentar a pesquisa científica e tecnológica, incentivando a formação de novos pesquisadores brasileiros.

Neste conceito, o CNPQ oferece várias modalidades de bolsas de estudos de pós-graduação online grátis. É possível conseguir as bolsas através do próprio site do CNPQ ou por meio de cotas de Instituições cadastradas.

2 – Instituto Prominas

O maior objetivo do Instituto Prominas é oferecer oportunidades para que os alunos tenham condições de estudar e construir uma base profissional ética.

O Instituto mantém uma parceria com várias Instituições privadas e públicas na intenção de oferecer cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD ou presencial. Neste ano o Instituto já abriu a seleção para sorteio de bolsas de estudo, basta conferir o regulamento no site.

3 – Bolsas da UAB

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é uma plataforma que reúne parcerias com várias Universidades públicas do Brasil, a fim de auxiliar todo e qualquer estudante a ter oportunidades de realizar um curso de formação superior.

São várias opções de cursos de pós-graduação online, basta se candidatar ao processo seletivo e aguardar a oportunidade.

4 – CAPES

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), possui a missão de expandir oportunidades de pós-graduação Stricto Sensu em todos os estados brasileiros.

A CAPES desenvolve programas de bolsas no Brasil, no exterior e programas estratégicos de auxílio à pesquisa.

5 – FINEP

A FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis. Os financiamentos não reembolsáveis são realizados por meio do FNDCT destinados a Instituições sem fins lucrativos.

6 – FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa desenvolvido pelo MEC, a fim de conceder bolsas de estudos de graduação e pós-graduação para quem não possui condições de arcar com os gastos.

São diversas áreas de atuação que o FIES financia, e após o término do curso, o aluno passa a pagar uma mensalidade para quitar o financiamento. É uma boa maneira de estudar gratuitamente até o fim do curso.

Deixe uma resposta

Login