Porque a Democracia está sendo Destruída Pela Era Digital
3 de novembro de 2018
Conheça a data Science Academy
5 de novembro de 2018

 

 

 

A Alemanha quer Brasileiros para trabalhar.

Na Alemanha uma lei foi aprovada para atrair imigrantes qualificados que podem ocupar 1,6 milhão de postos de trabalho não ocupados no país.

Resultado de imagem para jovens da alemanha

Já imaginou morar na Alemanha? Além de ser o país das cervejas, de origem da famosa Oktoberfest; a Alemanha possui ótima educação com boas escolas e universidades entre as melhores do mundo, há diversas leis trabalhistas, excelentes sistemas de transporte e saúde públicos, e ainda há incentivos do governo para as pessoas terem filhos com contribuição monetária até ele completar 25 anos!

Se estes fatos não forem incentivos o suficiente para atrair imigrantes a Alemanha, agora há outro: no dia 2 de outubro um acordo foi fechado no país com o objetivo de acolher trabalhadores qualificados de outras nacionalidades, que não sejam da União Europeia (UE).

Alemanha.

Os candidatos internacionais a empregos na Alemanha têm uma ampla opção de bolsas on-line de empregos, com vagas atuais. Entre as mais importantes estão as ofertas de programas, organizações e instituições públicas.

Bolsa de empregos da Agência Federal do Trabalho 

A Agência Federal do Trabalho (BA) é a repartição federal alemã para as questões do trabalho. Seus funcionários ajudam e apoiam na busca e na intermediação de empregos, tanto on-line como também em conversas de orientação. A bolsa de empregos on-line da BA apresenta numerosas vagas na Alemanha. No seu banco de dados, os usuários podem indicar sua profissão e sua especialização, bem como o lugar em que desejam trabalhar. A máscara de busca pode ser acessada em sete idiomas, a maior parte das ofertas de trabalho estão à disposição em alemão. Os usuários também podem deixar aí um perfil com informações próprias – e assim, chamar a atenção dos empregadores que buscam mão de obra especializada.

http://jobboerse.arbeitsagentur.de/

A Lei

A lei tem por objetivo atrair imigrantes para preencher o número de vagas disponíveis no país, que já ultrapassam 1,6 milhões de postos. A ideia é garantir uma contribuição para a estabilização do sistema público de previdência social. A falta de trabalho qualificado atinge a economia alemã há anos.

Resultado de imagem para jovens da alemanha

“Chegamos a um acordo para administrar melhor a imigração de mão de obra qualificada, como foi nos acordos de coalizão. Estou muito feliz com o resultado”, disse Horst Seehofer, ministro do interior, durante coletiva de imprensa.

Segundo ele, a Alemanha precisa de uma força de trabalho qualificada e a “migração ilegal pode ser reduzida com essas medidas”.

Resultado de imagem para jovens da alemanha

Benefícios

Foram prometidos vistos temporários de seis meses para procurar emprego, e procedimentos mais rápidos para o reconhecimento das qualificações. De acordo com Merkel, ministro da economia, o foco principal não está na formação universitária, mas na qualificação profissional. A intenção é garantir a entrada no país de “padeiros a engenheiros”.

Central de Mediação de Mão de Obra Estrangeira e Especializada (ZAV) 

Quem já se encontra na Alemanha, pode procurar pessoalmente uma agência de empregos. Na Alemanha, existem mais de 150 agências de empregos, com cerca de 600 filiais. O melhor é agendar uma consulta pessoal por telefone ou através de e-mail. A Central de Mediação de Mão de Obra Estrangeira e Especializada (ZAV), da Agência Federal do Trabalho, ocupa-se especialmente das necessidades dos candidatos estrangeiros a empregos. Os funcionários podem ser contatados por telefone ou por e-mail e falam alemão e inglês. O telefone da ZAV é +49 228 713 13 13. O endereço de e-mail é zav@arbeitsagentur.de.

www.arbeitsagentur.de

Portal Europeu da Mobilidade Profissional (EURES) 

A Comissão Europeia dispõe de uma rede on-line em 26 idiomas, com a qual ela fomenta a mobilidade profissional na Europa. Oficialmente, o portal denomina-se “European Employment Services” (EURES). Ele possui um banco de dados com vagas de emprego e informa sobre os mercados de trabalho na Europa. No capítulo “Candidatos a emprego”, os especialistas podem acessar o banco de dados. No quesito “Procurar emprego”, pode-se escolher uma área de ocupação ou uma profissão, e escolher um país, onde se deseja trabalhar.

EURES – Portal Europeu da Mobilidade Profissional 

Portal de mão de obra especializada “Make it in Germany” 

Na Alemanha, falta mão de obra especializada. Por isso, os ministérios federais do Trabalho e Questões Sociais e da Economia e Energia, bem como a Agência Federal do Trabalho (BA) lançaram a “ofensiva pela mão de obra especializada”. Dela faz parte o portal multilíngue da internet “Make it in Germany”, no qual profissionais especializados do exterior encontram fatos importantes sobre o mercado de trabalho alemão. O website também inclui vagas atuais de emprego – elas fazem parte da bolsa de empregos da BA. A ferramenta “Autotranslate” traduz as ofertas de emprego para diversas línguas. Mas atenção: trata-se de uma tradução automatizada, para a qual o portal não assume qualquer responsabilidade. Profissionais especializados do exterior também podem informar-se por telefone, através da “Hotline / Trabalhar e Viver na Alemanha”, cujo número é +49 30 18 15 11 11.

www.make-it-in-germany.com

Bolsa de empregos para pesquisadores 

A Comissão Europeia fomenta a mobilidade de cientistas na Europa com o portal de internet “Euraxess”, concebido especialmente para pesquisadores. Da rede que abrange toda a Europa participam mais de 30 países europeus. O usuário escolhe inicialmente a sua área de especialização e o seu grau na carreira, recebendo então uma visão geral das ofertas de emprego. O “Euraxess” nacional do centro de coordenação na Alemanha é operado pela fundação Alexander von Humboldt Stiftung. O portal “Euraxess Germany” está disponível em alemão e em inglês.

www.euraxess.de

Bolsa de empregos da Federação Alemã de Assistência 

A Alemanha busca muitos profissionais especializados na assistência a doentes e idosos. A Federação Alemã de Assistência opera uma bolsa de empregos própria. Os usuários podem selecionar as ofertas de acordo com o campo profissional e a região. O portal na internet está disponível em alemão.

www.dpv-online.de

Mídia social e feiras de empregos 

Algumas empresas buscam novos empregados também através das redes sociais, como Facebook e Twitter, bem como nas redes profissionais como LinkedIn e Xing – vale a pena dar uma olhada nas suas páginas na mídia social.

A Agência Federal do Trabalho e muitas empresas estão representadas em muitas feiras de empregos no exterior. A vantagem é que, nesse caso, está presente o interlocutor responsável. Uma boa dica são as feiras de empregos do sistema EURES: os chamados “European Job Days” são realizados na primavera e no outono setentrionais em diversos países europeus. Ali, os funcionários da Central de Mediação de Mão de Obra Estrangeira e Especializada (ZAV) e, com frequência, também empregados de empresas alemãs informam sobre as vagas existentes.

https://ec.europa.eu

Nos seus sites da internet, a maioria das grandes empresas alemãs possuem uma página que informa sobre as vagas existentes – algumas delas também em inglês. Os profissionais especializados podem tentar também candidatar-se por iniciativa própria, mesmo quando uma empresa não tem no momento nenhuma oferta de emprego.

Portais de empregos da imprensa 

Inúmeros jornais diários e semanários alemães publicam on-line as ofertas de empregos das empresas. Duas das mais abrangentes bolsas de empregos para mão de obra especializada e para executivos são publicadas pelos diários Frankfurter Allgemeine Zeitung e Süddeutsche Zeitung. Também o semanário Die Zeit publica anúncios de empregos.

http://fazjob.net/

http://stellenmarkt.sueddeutsche.de/

http://jobs.zeit.de/

Portugal oferecerá Incentivos para Brasileiros se mudarem

Deixe uma resposta

Login