BOY ERASED um filme obrigatório
30 de outubro de 2018
Porque o Rock Morreu
1 de novembro de 2018

 

 

Os Melhores Sites Para Você Estudar Música

Você pode acessar ótimos Sites para estudar e aprender Teoria Musical.
Hoje, já não é mais novidade ver nas redes sociais professores oferecendo aulas por aplicativos como Skype ou mesmo tutoriais no YouTube. Com mais de 1 bilhão de acessos mensais, o YouTube é um dos principais meios para localizar videoaulas. Mas o problema é que não há um jeito para elencar os melhores conteúdos.

Cada vez mais a internet tem se mostrado campo de troca de informações e aprendizado. Matemática, filosofia, idiomas e, claro, música. Seguindo a tendência de ensino a distância, no Brasil o YouTube foi o primeiro a receber as videoaulas. Contudo, músicos empresários vislumbraram que por mais que haja conteúdo grátis na web, a seleção e a pedagogia nem sempre eram adequadas.

A partir desta premissa, vieram os sites desenvolvidos especificamente para aqueles que querem aprender a tocar um instrumento musical ou mesmo a aperfeiçoar seus conhecimentos, tudo com total comodidade. Para o baterista e produtor (indicado ao Grammy) Roberto Sallaberry, “É indispensável que as pessoas tenham acesso à educação musical também fora das salas de aula, até porque com o ritmo de vida frenético das grandes cidades, boa parte delas não tem tempo disponível para frequentar uma escola de música”. Sallaberry é um dos professores chamados para dar aulas no site Masterclass.

Se por um lado a praticidade e a conveniência são pontos positivos para aqueles que querem aprender em casa, a disciplina é uma característica relevante para os alunos que buscam aulas virtuais.

Para Pedro Lopes, do MusicDot, a escola on-line tem a possibilidade de democratizar o ensino de música levando alta qualidade a um preço baixo para milhares de pessoas pelo País. Tudo é pensado para que o aluno aprenda passo a passo todo o conhecimento musical necessário para pensar e entender música.

Imagem relacionada

Sites para aprender a teoria musical

Para quem deseja estudar a teoria da música e não pode investir em um curso, selecionamos os melhores sites para aprender teoria de forma simples, prática e gratuita (a maioria).

Descomplicando a música

Este site é um verdadeiro achado. De forma bem didática e dividido por módulos, contém tudo que um iniciante precisa para saber sobre a teoria da música. O site explica desde escala musical até como fazer uma reamornização com cadências.

Outro item interessante desse site são os testes em forma de quiz. Ao final de cada módulo, é possível testar os conhecimentos adquiridos e, se for o caso, dar mais atenção aos temas que ainda não fixaram na mente.

Além dos artigos, o site oferece um pacote com videoaulas. Nesta opção, você tem um acesso, com login e senha, à um painel onde estão todos os vídeos explicativos. É um modo que funciona bem para pessoas autodidatas que conseguem aprender sozinhas, sem ajuda de um instrutor.

Prime Cursos 
https://www.primecursos.com.br/teoria-musical/

Prime Cursos é um site de cursos à distância com uma gama enorme de cursos online. Oferece opções para diversas áreas e boa parte de forma gratuita, como é o caso dos cursos Teoria Musical e Canto Básico. Ambos são gratuitos e concedem um certificado ao final do curso.

No curso de teoria musical, você terá uma ideia geral do universo da música. Aprenderá sobre os elementos musicais, como intervalos, escalas, cifras e acordes, bem como fazer uma leitura musical. Ainda terá uma base para escrever partituras.

Já o básico de canto tem como objetivo mostrar que cantar é uma arte que pode ser aprendida e aperfeiçoada. No decorrer do curso você receberá noções de notas musicais, harmônia e estilo, além de aprender as propriedades da voz e como fazer um aquecimento vocal.

Cifra Club
https://www.cifraclub.com.br/aprenda/

Conhecido nacionalmente, o Cifra Club é um site que oferece diversos materiais para os amantes da música. O carro-chefe são as letras e cifras das músicas, no entanto também fornece, gratuitamente, videoaulas para quem deseja cantar ou aprender a tocar algum instrumento.

As videoaulas, disponíveis no site e no canal do Cifras Club no Youtube, trazem noções de técnica vocal, dicas e macetes para cantar melhor, e entrevistas com vários profissionais, como fonoaudiólogo e cantores famosos.

teoria-da-musica

Cantar é um dos melhores jeitos de fazer novos amigos, diz estudo.

Teoria Musical em foco

Um blog muito interessante que compartilha, gratuitamente, artigos sobre música. O autor escreve sobre teoria musical, curiosidades da música, percepção e leitura musical. Além disso, compartilha várias dicas para quem está iniciando, como o post “sites para baixar vídeos de karaokê“.

No blog, você também encontra alguns materiais que podem baixados sem custo, videoaulas e cursos online.

Coursera

Seguindo o mesmo estilo do Prime Cursos, este site reúne aula de canto online, gratuitos ou pagos, de universidades do mundo todo. Se você domina o inglês, pode se inscrever para o curso “Fundamentals of Music Theory”, criado pela Universidade de Edimburgo.

O conteúdo programático do curso inclui fundamentos básicos para entender, analisar, ouvir e escrever uma música ocidental. Ainda fornece materiais para que você aprenda sobre ritmo, escalas, formas, harmônia básica e demais elementos.

Ao final de qualquer curso do Coursera, você poderá solicitar (mediante pagamento) um certificado para comprovar o que aprendeu.

Aulas e exercícios sobre teoria musical gratuitamente.

Music Theory

O diferencial deste site é que ele explica a teoria de uma forma didática e interativa. Também fornece vários exercícios, ferramentas e dois aplicativos de apoio.

Os dois aplicativos são bem interessantes e estão disponíveis apenas para iOS. O primeiro é o Theory Lessons que custa $2.99, funciona sem conexão com a internet e possui 39 aulas interativas. O segundo é o Tenuto, um app com exercícios e calculadoras que sai $3.99.

LightNote

Site em inglês, com um design clean e moderno, que inclui várias aula de canto interativas para aprender sobre teoria da música. Oferece conteúdos gratuitos sobre ondas de som, harmônia, notas e acordes. No caso das notas musicais, você tem uma breve explicação escrita e botões para escutar o som de cada uma delas.

O LightNote também possui a versão Premium a partir de $29. O plano essencial inclui cursos teóricos de música, piano e guitarra, melodia e ritmo; teclado virtual e mais de 100 exercícios interativos.

YouTube

Simplesmente uma das melhores ferramentas quando o assunto é buscar conteúdos gratuitos, sobretudo os educativos. No YouTube, você pode encontrar teorias, músicas com cifras, depoimentos de profissionais da música e muito mais.

Para quem tem mais dificuldade em absorver um conteúdo apenas lendo, assistir vídeos pode ser uma ótima saída. Já falado anteriormente, o site Cifra Club é um exemplo, pois possui um canal com vídeos sobre música. Um outro site, também já comentado, que possui canal no Youtube é o Descomplicando a Música.

Zebra Keys

zebra keys

Para começar temos o Zebra Keys, que é um dos melhores sites para encontrar lições de piano, tanto teóricas como práticas. Todas são bem explicativas e fáceis de entender mesmo para os iniciantes.

Além disso, o site conta com um piano interativo para você ir testando todos os exercícios se não tiver um piano ou teclado por perto. Clique aqui para acessá-lo

PianoNanny

Em seguida temos o PianoNanny, que é bem popular e definitivamente vale a pena conferir. Ele é totalmente gratuito, conta com explicações bem detalhadas e exercícios que realmente te ajudam a melhorar suas habilidades.

Além dessas lições, você será acompanhado por diversas imagens que te ajudarão a entender cada detalhe com mais facilidade. Você pode conferir o site neste link.

Plern Piano

plern piano

Se estiver procurando por uma maneira mais informal de aprender a tocar piano, podemos facilmente recomendar o Plern Piano. O site serve tanto para os músicos que querem criar suas músicas do zero como para os iniciantes que querem aprender canções específicas.

Ele te ajuda a aprender a canção escolhida por partes e mostra uma representação visual de que teclas precisam ser tocadas a cada momento, sendo que você pode acompanhá-lo. Clique aqui para conferir o site.

BerkleeShares

Há alguns anos, a faculdade de música norte-americana Berklee começou a disponibilizar muitas de suas aulas online através do site BerkleeShares.

É claro que é possível encontrar aulas de piano por lá, sendo que você pode escolher entre as lições em vídeo ou por PDF. Clique aqui para acessar o site.

Piano for all

Também temos o Piano for All, que é muito simples de usar é oferece diversas lições para iniciantes e pessoas com algum conhecimento intermediário de piano.

Infelizmente, não conta com muitos exercícios para quem já é avançado no instrumento, mas vale a pena conferir. Clique aqui para acessar o site.

Flowkey

O Flowkey é um pouco diferente, já que possui um foco bem maior em aprender certas músicas. No caso, ele é mais indicado para quem já tem alguma noção sobre piano e só quer uma ajuda com canções. Ele é um site pago, mas você pode testá-lo gratuitamente por algum tempo. Clique aqui para acessar o site.

MusicTheory

aprender piano

Já o site MusicTheory é um dos mais úteis da nossa lista e oferece excelentes lições e explicações para iniciantes e intermediários do instrumento.

Todos os exercícios são explicados de forma simples de entender e o site ainda mostra um pequeno teclado para demonstrar o que você precisa fazer. Clique aqui para conferir o site.

 

Veja Também:

Teoria.com: Criado em 1997 por José Rodríguez Alvira como um complemento de seus cursos de música em Porto Rico, é um clássico nesta categoria.

Earmaster.com: inclui um curso bastante completo, classificado em capítulos, sem exercícios práticos. Está todo em inglês.

Curso de Fundamentos de música: Curso de coursera que começa 5 de dezembro. Com opção gratuita quando não se pretende um certificado.

Aplicativos para aprender a teoria da música

Para quem não tem muito tempo para acessar um computador, os aplicativos são as melhores opções. Desta forma, é possível aproveitar os pequenos intervalos do dia, como ida e volta do trabalho, para aprender algo.

apps-para-teoria-musicalCom os aplicativos, cante, grave e reproduza, para melhorar continuamente seu canto.

Aula Canto

Desenvolvido pela cantora e coach vocal Iara Negrete, em português, este aplicativo é indicado para quem está começando no mundo da música. Em forma de videoaulas, o app apresenta tópicos interessantes, como técnica vocal, melismas e respiração.

Ainda conta com um teclado virtual que ajuda com ritmo e afinação, uma vez que é possível identificar qual nota musical você conseguiu executar. Outras funcionalidades são: visor digital, sustain (sustentação das notas), acordes e oitavas.

O aplicativo encontra-se disponível em versões para Android e iOS. A instalação é gratuita, mas algumas funções podem ter custo adicional – R$ 9,90 por item.

“Até agora estou gostando muito! Ótima ferramenta 😉” – Usuário do Google

Sing Sharp

Sing Sharp está entre os melhores aplicativos para quem quer aprender sobre a teoria musical. O app disponibiliza textos sobre técnicas vocais, exercícios e diversos treinamentos. O seu download é gratuito, assim como o primeiro programa de treinamento. Contudo, para ter acesso aos cursos e aulas é necessário pagar.

Um detalhe que chama a atenção é a tecnologia capaz de detectar e exibir em tempo real a precisão da sua entonação enquanto você registra a voz, de forma que você possa ajustar ao mesmo tempo.

16 sites para aprender a tocar instrumentos gratuitamente

Deixe uma resposta

Login