Unesp oferece livros digitais gratuitos
14 de outubro de 2017
Introdução a Aerodinâmica
1 de janeiro de 2018

 

 

Professores poderão utilizar o ProUni para cursar segunda licenciatura

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, que professores com curso superior poderão participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni), a partir de 2018, para uma segunda licenciatura. A participação é exclusiva para as vagas remanescentes de tais cursos.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, na coletiva do lançamento da Política Nacional de Formação de Professores. A medida tem como objetivo a redução do número de vagas ociosas do ProUni em cursos de licenciatura. Dados do MEC mostram que de 56 mil oportunidades, 20 mil não foram preenchidas.

Até a última edição, o preenchimento de vagas ociosas só era permitida para quem não tinha curso superior. Com a mudança, os professores poderão ingressar nas oportunidades mesmo tendo graduação.

As vagas remanescentes também poderão ser preenchidas pelos participantes em geral sem a necessidade de comprovar renda. Anteriormente, os estudantes precisavam comprovar até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsa de 50% e até 3 salários mínimos para 100%.

As vagas ociosas do ProUni 2018 ficarão disponíveis para as inscrições após a realização das matrículas dos convocados nas duas chamadas regulares do programa.

Cursos A Distância

Outra novidade divulgada pelo MEC é o aumento da oferta de vagas em cursos de licenciatura a distância. Serão reservadas 75% das oportunidades da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para formação de professores que estejam em seu primeiro ou segundo curso de licenciatura.

Deixe uma resposta

Login